
“Ele é o primeiro modelo do novo programa ‘Clean Mobility’, criado pela Kia para fornecer transporte ambientalmente amigável”, afirma o vice-presidente executivo da Kia Motors Corporation, Thomas Oh. “Apesar de ser o primeiro elétrico comercializado pela Kia, o Soul EV é o segundo carro da marca com essa tecnologia e trará know-how adquirido no desenvolvimento do modelo Ray EV nos últimos três anos”, garante Thomas Oh.
Além de incorporar o desenho reestilizado da segunda geração (escondido sob os disfarces pretos), o Soul EV tem bateria de lítio-polímero com autonomia, segundo a Kia, de 200 quilômetros. Os primeiros protótipos do Soul EV foram construídos em versões diferenciadas quando comparadas com o modelo 2014 do Kia Soul e utilizam motor elétrico de 81,4 quilowatts (110 cv), com torque de 29,1 quilogrâmetros.
Ainda segundo a Kia, o carro acelera de zero a 100 km/h em menos de 12 segundos e atinge 145 km/h. Para aproveitar melhor a energia, o Soul EV usa freios regenerativos, que transformam a força utilizada para parar o carro em recarga da bateria. O carregamento da bateria dura até cinco horas em tomada de 240 volts.
O Soul EV trará faróis e lanternas com LEDs. Como é comum em carros amigáveis ao meio ambiente, ele usará itens reciclados, materiais recém-desenvolvidos pela marca e pintura ecológica.