O executivo explicou que o objetivo da empresa é refinar e promover a utilização de produtos com valor agregado. Ele lembrou que nem sempre isso aconteceu: houve períodos em que a Petrobras chegou a exportar 500 a 600 mil barris por dia.
Kremer disse que a empresa está intensificando os investimentos em refino, transporte e comercialização, que devem somar US$ 174,4 bilhões entre 2009 e 2013. Há um ano, a estimativa para o período 2008 a 2012 era de US$ 112,4 bilhões.
Ele enfatizou o empenho da empresa de petróleo em oferecer produtos de qualidade ao mercado, em especial na área de diesel, para atender às metas estabelecidas pelo Proconve. Em 2009 serão entregues aos usuários 891 mil metros cúbicos de Diesel S50 nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Curitiba e Belém. Parte do total corresponderá a produto importado.
Não houve sessão de debates após a apresentação, frustrando as expectativas dos participantes que pretendiam questionar assuntos que intrigam o setor – como a liberação do Diesel para veículos de passageiros e os progressos na etapa 7 do Proconve.