logo

hy-kers

LaFerrari utiliza componentes Magneti Marelli

A Magneti Marelli contribuiu para a produção do modelo LaFerrari, primeiro da fábrica de Maranello a utilizar um sistema de propulsão híbrido. Denominado Hy-Kers, ele emprega dois motores elétricos e diversos componentes estratégicos de gerenciamento e controle eletrônicos fornecidos pela Magneti Marelli.
Author image

Redação AB

19 mar 2013

1 minutos de leitura

G_noticia_16562.gif

O Hy-Kers gera 963 cv de potência total, que combina a força do motor Ferrari V12 a gasolina (com 800 cv) a um conjunto elétrico desenvolvido pela Magneti Marelli, que entrega os 163 cv restantes. O mecanismo é formado por dois motores elétricos, um principal e outro para os sistemas auxiliares. O Hy-Kers resulta em um desempenho recorde e pode reduzir as emissões em cerca de 40%.

Os dois motores elétricos são controlados por dois inversores associados. O primeiro motor oferece impulso ao veículo e recupera a energia cinética durante a frenagem, armazenando essa energia nas baterias de lítio para a função de overboost, gerenciada de maneira inteligente pelos sistemas de controle dinâmico do veículo.

O segundo motor elétrico, impulsionado pelo V12 a gasolina, gera a eletricidade usada para manter constante o nível de carga das baterias de lítio, além de oferecer energia para os demais sistemas do veículo, com o de iluminação. A Magneti Marelli também fornece tecnologia a nova Ferrari em iluminação (faróis Bixênon, lanternas traseiras de LED), powertrain (corpo de borboleta) e sistemas eletrônicos.