
Os últimos dez meses foram marcados de maneira expressiva por uma grande quantidade de lançamentos. O gráfico abaixo mostra que as novidades que chegaram ao mercado recentemente conseguiram tomar uma parcela das vendas do líder Volkswagen Gol (G4 e G5), do vice-líder Fiat Novo Uno e Mille e do terceiro colocado Fiat Palio e Novo Palio.

Os hatchbacks Hyundai HB20 e Chevrolet Onix tiveram vendas expressivas, com filas de espera para algumas versões. O gráfico abaixo evidencia a evolução das vendas dos dois modelos na comparação com os outros quatro hatches recém-lançados. O Ford New Fiesta nacional, que chegou ao mercado no fim de abril, também mostra rápida evolução.

Tanto as vendas do Onix quanto as do HB20 se estabilizaram no patamar de 10 mil unidades por mês. Os carros, no entanto, tiveram a produção limitada pelo lançamento de suas versões sedã: Prisma e HB20S. No gráfico que segue é possível notar que as vendas da dupla Onix/Prisma superaram em maio as da dupla HB20/HB20S.
A explicação está no maior poder da Chevrolet para atender a demanda. Além de ter uma rede de concessionárias maior do que a Hyundai Motor Brasil, a empresa conta com capacidade instalada para fabricar 380 mil veículos por ano em Gravataí (RS), planta que abriga a produção do Onix, do Prisma e ainda do veterano Celta. Enquanto isso, a HMB em Piracicaba pode produzir até 150 mil veículos por ano. Para ampliar este volume, a companhia abre terceiro turno de trabalho na fábrica em setembro, o que ampliará a capacidade produtiva para perto de 200 mil carros por ano (leia aqui).

Para enfrentar essa crescente concorrência, a Volkswagen se prepara para substituir o Gol G4 pelo pequeno Up! no início de 2014. Já a Fiat só terá novidades em 2015. Enquanto isso, a família HB20, que inclui o crossover HB20X, e a gama Onix disputam carro a carro a liderança entre as novidades. Largando por último na corrida, está também o New Fiesta nacional.