
Desenvolvido pela Jaguar Land Rover, o Ingenium tem estrutura totalmente feita de alumínio e pesa 20 quilos a menos que o anterior. O menor consumo foi conseguido não só pela redução de cilindrada, mas também pela diminuição do atrito interno e pela utilização de bombas de óleo controladas por computador, que fornecem a quantidade ideal de lubrificante em qualquer velocidade, faixa de rotação e temperatura.
As bombas de água também são variáveis, computadorizadas e controlam o líquido de arrefecimento com base na temperatura, velocidade e características de condução. O Ingenium também utiliza injeção direta de combustível em alta pressão, tem comando de válvulas variável e sistema Stop-Start, que ajuda a economizar combustível em trânsito congestionado.
A transmissão utilizada nos dois carros é a ZF-9HP. As marchas mais baixas tiveram a relação encurtada para proporcionar mais agilidade nas retomadas e também no uso fora de estrada. As marchas mais altas tiveram a relação alongada para aumentar o conforto e a economia na estrada.
As versões a gasolina do Discovery Sport e do Evoque permanecem em produção, com preços iniciais de R$ 217.696 e R$ 224 mil, respectivamente.
O motor a diesel Ingenium também é utilizado na versão Prestige do Jaguar F-Pace, carro à venda no Brasil desde setembro, mas importado do Reino Unido (veja aqui).