
Em 2020, discussões em torno de tópicos de D&I foram conduzidas por meio de uma série de webinars internos; o primeiro com foco em raças e etnias com reflexões sobre racismo estrutural, e o segundo sobre questões LGBTI+.
Em agosto, a Lear Brasil se tornou uma das primeiras companhias do segmento automotivo a tornar-se membro do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, assumindo publicamente 10 compromissos para construir um ambiente de trabalho acolhedor, com oportunidades justas aos colaboradores, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero. O compromisso foi assinado durante um evento virtual com a presença de Reinaldo Bulgarelli, Secretário Executivo do Fórum LGBTI+.
Em outubro, diversidade, equidade e inclusão foram temas da segunda Semana de D&I na Lear. Colaboradores das 12 fábricas da América do Sul participaram de webinars, treinamentos e sessões de sensibilização na produção, nos escritórios, ou virtualmente, no home office. Durante a semana, o Lear lançou um documento que reflete os compromissos da empresa com D&I, estabelecendo princípios básicos que guiarão os relacionamentos na empresa e promoverão condições de trabalho justas, em que a diversidade será priorizada em todos os aspectos.

Engajamento dos colaboradores
Todas estas iniciativas foram realizadas pela Rede de Diversidade e Inclusão da Lear, formada por cerca de 150 colaboradores. Este grupo foi estruturado em 2019 e trabalha em cinco frentes: raças e etnias, imigrantes e refugiados, LGBTI+, pessoas com deficiência e equidade de gênero.
“É impressionante de ver todo o engajamento destes grupos e a vontade genuína de fazer o movimento acontecer na organização. Nossa experiência está mostrando que este envolvimento é a chave do sucesso para expansão das discussões de D&I em todos os times, principalmente em operações, onde temos a maior parte de nossa população,” explica Luciene Sanfilippo, Vice-Presidente de Recursos Humanos e Comunicação.
“Durante a pandemia, com todos os desafios que se apresentaram, tem sido essencial estimular estes debates humanitários,” diz Luciene. Ela lembra que, entre os bons resultados deste foco em pessoas, está a certificação da fábrica de Goiana, em Pernambuco, como Great Place to Work (GPTW) em agosto deste ano.
Inclusão como valor
No começo do ano, a Lear lançou uma nova visão e valores corporativos, que refletem este novo posicionamento cultural da companhia. A nova visão “Tornando cada direção melhor” veio acompanhada pelos valores “Seja inclusivo, Seja inovador, Obtenha resultados da maneira certa.”
Antes disso, no final de 2019, a Lear firmou um compromisso com equidade de gênero com a assinatura dos Princípios de Empoderamento Feminino, da ONU Mulheres. Também naquele ano, a Lear foi reconhecida pela Automotive Business com o Prêmio AB de Diversidade e Inclusão. O reconhecimento especial se repetiu em 2020, com um novo Prêmio AB, entregue 25 de novembro à Lear.
“As pessoas são nosso valor mais importante. São elas que nos diferenciam da concorrência. Aqui na Lear, nós acreditamos que diversidade, equidade e inclusão fazem nossa companhia mais forte e geram melhores resultados. Os frutos desta jornada são incríveis, tanto para nossos colaboradores como para o negócio, mas ainda há um longo caminho a percorrer, com muitas oportunidades à nossa frente. Estou muito orgulhoso do que o time Lear tem feito,” ressalta Marcelo Moraes, Vice-Presidente, Lear América do Sul.