
A Lear recebeu o prêmio BMW Group Supplier Day 2022, que reconhece os melhores projetos de fornecedores nas áreas de Sustentabilidade e Diversidade e Inclusão. O case vencedor foi a Frente de Imigrantes e Refugiados, cujo objetivo é oferecer, aos que chegam ao Brasil, uma oportunidade de trabalho.
Desenvolvido pela área de Diversidade e Inclusão da Lear, o programa realiza ações para acolhimento de dezenas de pessoas vindas de várias partes do mundo desde 2018. Tal oportunidade serve para que elas iniciem um processo de integração com a comunidade e garantam o sustento de suas famílias.
Ação com refugiados é programa de excelência em Diversidade e Inclusão
Executivos da Lear recebem o prêmio BMW Group Supplier Day 2022 na categoria Diversidade e InclusãoAtualmente, o programa de diversidade e inclusão da Lear reúne mais de 80 colaboradores imigrantes ou em situação de refúgio. Eles vêm de 13 países, como Venezuela, Haiti, Chile, Egito, Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Bolívia, México, Uruguai, Argentina, Peru e Moçambique. Esses profissionais compõem os times operacionais e administrativos da empresa. Eles também indicam familiares e amigos para trabalharem na companhia.
Capacitação e inclusão na sociedade
Todas as unidades da Lear na América do Sul desenvolvem a Frente de Imigrantes e Refugiados. As ações começam com a busca e o recebimento de novos colaboradores, de todas as nacionalidades, oferecendo a eles desde apoio com a documentação necessária para a contratação, até ajuda em relação ao idioma e questões culturais.
“Muitas dessas pessoas chegam sem moradia, sem alimentos e, inclusive, sem os documentos básicos necessários para ingressar no mercado de trabalho. Entendemos que eles podem reconstruir suas vidas com um importante passo, que é uma oportunidade de trabalho, uma forma digna de ganhar seu sustento e criar laços com a comunidade, sendo acolhido, respeitado e se desenvolvendo”, acredita Priscila Maróstica, compradora e uma das líderes da Frente de Diversidade e Inclusão da Lear.
Diversidade na pauta e no cotidiano da empresa
Além da Frente de Imigrantes e Refugiados, a Rede de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) da Lear abrange outras quatro frentes: Equidade de gênero; LGBT+; Pessoas com deficiência; e Raças e etnias.
São mais de 400 colaboradores inscritos na Rede de DE&I, entre lideranças e colaboradores simpatizantes das causas. A Lear ainda realiza Censos de DE&I para a geração dos indicadores internos de cada frente.
Ser inclusivo é um dos valores da empresa, que leva a sério todas as ações de DE&I. Inclusive, a visão da Lear, quando o assunto é diversidade e inclusão, é muito clara: “de onde você vier, seja quem você for, suas ideias e pensamentos são bem-vindos e ouvidos.”
“Portanto, na Lear, não importa o país de origem, todas as pessoas são valorizadas por serem quem elas são”, afirma Luciene Sanfilippo, vice-presidente de RH e Comunicação e idealizadora das redes de DE&I para a Lear América do Sul.