logo

Licenciamentos de veículos fecham a quinzena de junho em queda de 24%

Segundo a consultoria Bright Consulting, ainda não há reflexos do pacote de incentivo do governo no ritmo das vendas
Author image

Bruno de Oliveira

16 jun 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Os licenciamentos de veículos realizados na primeira quinzena de junho somaram 58,1 mil unidades, resultado 24% inferior ao aferido em igual período em junho de 2022. Os dados são do Renavam divulgados pela consultoria Bright Consulting.

Com o volume, houve um ritmo de vendas de 5,8 mil unidades/dia, considerando os dez dias úteis do período. O desempenho também foi inferior ao visto em junho do ano passado, 17% menos. Na comparação com maio, queda de 24%.


VEJA MAIS:
– Licenciamentos de veículos chegam a 88 mil unidades na quinzena de maio– Governo descarta renovação de incentivos para veículos e aposta na queda da Selic
– Governo pretende arrecadar R$ 5,5 bilhões com IPI de automóveis


Segundo a consultoria, ainda não foram sentidos os efeitos do pacote de incentivo do Governo Federal, em vigência desde 5 de junho.
De qualquer forma, as montadoras estão aumentando sua participação no programa. Na sexta-feira, 16, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) divulgou que subiu para 266 o número de versões disponíveis no mercado dentro do escopo do pacote.

Subiu também o consumo dos recursos do programa. De acordo com o MDIC, 34% dos R$ 500 milhões disponíveis para subsidiar vendas de automóveis. Na quarta-feira, 14, 30% do recurso estava comprometido.

O levantamento divulgado pela consultoria informou, ainda, que a participação de vendas realizadas na modalidade direta ficou abaixo da registrada no mês de maio, representando uma fatia de 40% do total licenciado. Houve, portanto, redução de 5,6 pontos porcentuais ante a participação registrada em maio.

“Os descontos do programa da MP 1.175 estão sendo refletidos no segmento de concessionários e não no mercado de lojistas independentes, entendemos que as lojas independentes estão segurando as vendas e aguardando que o programa acabe e os preços retornem ao nível anterior à medida, isso se o programa não for renovado”, conclui a Bright Consulting, em nota.


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


Na primeira quinzena do mês o modelo mais vendido foi a picape Fiat Strada, com 3,6 mil unidades licenciadas. Volkswagen T-Cross aparece na sequência, com 2,6 mil unidades. Outro VW, neste caso o Polo, apareceu na terceira posição, com 2,3 mil unidades emplacadas. Fecham o top 5 Chevrolet Tracker (2,28 mil) e Honda HR-V (2,21 mil).