
Em boa iniciativa, os organizadores da Fenatran promovem concurso para premiar os criadores das melhores frases de para-choque de caminhão. “Pise fundo nas idéias, solte sua criatividade na banguela e participe”, propõe a Reed Alcantara. As frases escolhidas ganharão como prêmio um netbook, dvd player e câmara digital. Saiba mais em www.fenatran.com.br/parachoque.
Concursos do gênero surgem de tempos em tempos. Na década de 1980, quando ainda mantinha a fábrica em Duque de Caxias, RJ, a Iveco, herdeira da FNM e Fiat Diesel, mobilizou os caminhoneiros para descobrir as melhores frases de para-choque e deu como prêmio um caminhão leve Fiat 80. O prêmio foi para a frase “Plante que o João garante. Mas plante pouco que o João é louco”. Era uma referência ao incentivo que fazia à agricultura o então presidente da República, João Figueiredo.
O jornalista Nirlando Beirão, um dos editores da revista Senhor (depois absorvida pela Isto É, da Editora Três) publicou, a propósito, artigo memorável baseando-se em algumas dezenas de frases selecionadas para retratar a realidade política, econômica e social do país.
O atual ambiente político, farto de trapalhadas, deve render boas propostas para a iniciativa da Fenatran. Vale apostar que Lula e a presidenta serão fortes candidatos a figurar na melhor frase desta vez.