logo

china

Lifan: fábrica no Brasil até 2014

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

18 jan 2012

3 minutos de leitura

G_noticia_12853.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A chinesa Lifan anunciou nesta quarta-feira, 18, seus planos para aumentar a atuação na América do Sul: a assinatura de um acordo com o Grupo Effa para investimento conjunto de US$ 120 milhões até 2014 no Brasil e no Uruguai e a criação da joint venture Lifan Motors do Brasil, além da definição do País como base de suas operações na região.

Em nota, a montadora informa que o investimento contemplará a construção de uma fábrica no Brasil, além da modernização da linha de montagem de CKD em Montevidéu. O valor inclui ainda, segundo a empresa, ações de marketing, ampliação e estruturação da rede de concessionárias e o lançamento de quatro novos modelos, o 520, Foison nas versões picape e van e o utilitário esportivo X60.

A Lifan explica que o valor anunciado inclui apenas uma parte do investimento necessário para a nova planta brasileira e que um segundo aporte focado nesta unidade “será anunciado em breve”. A previsão é de que a nova fábrica deve ter capacidade instalada de 100 mil veículos por ano e que comece a operar até o fim de 2014.

No Uruguai, os planos são de ampliação da capacidade já a partir do segundo semestre deste ano, das atuais 20 mil unidades/ano para 30 mil, e para 50 mil/ano a partir de 2013. Atualmente a Lifan monta na planta de San José, região metropolitana de Montevidéu, os modelos 320 (foto) e 620, exportados para o Brasil. Após a ampliação da linha, a empresa pretende introduzir outros modelos no local.

MERCADO

A Lifan também traça planos ousados para o mercado brasileiro. Em 2011, a montadora vendeu ao atacado 3,7 mil veículos no País e projeta como meta para 2012 a venda de 20 mil unidades, além de dobrar o número de revendas para 100 concessionárias até dezembro.