
O veículo a ser vendido por aqui será feito na província de San José, Uruguai, na mesma linha de onde sai desde o primeiro semestre o utilitário esportivo X60. Sua produção também ocorrerá a partir de kits semidesmontados provenientes de uma das unidades da Lifan de Chongqing.
“A fábrica do Uruguai está pronta para começar a produzir a Foison. Estamos aguardando a homologação da picape, que virá numa configuração mais completa”, afirma o diretor de marketing da Lifan do Brasil, Luiz Zanini.
A unidade de Chongqing de onde saem os pequenos utilitários e os kits a serem enviados ao Uruguai fica em um novo distrito industrial. Com três anos e 180 mil metros quadrados, emprega cerca de mil metalúrgicos, que podem trabalhar em dois turnos se houver demanda. Segundo Zanini, as encomendas ditam o ritmo da produção.

Unidade de Chongqing tem 180 mil m² e capacidade anual de 85 mil utilitários
A capacidade anual é de 85 mil unidades. Destas, 50 mil são picapes (de cabine simples ou dupla) e 35 mil, modelos com carroceria fechada (van e furgão). A fábrica tem a própria estamparia e os câmbios e motores são montados na unidade onde são feitos os veículos de passeio.
SIMPLES COMO A MAIORIA DOS UTILITÁRIOS
Automotive Business teve um contato rápido com essa picape e também com a cabine dupla Seasion, que pode chegar ao Brasil a partir do segundo semestre de 2014. O câmbio tem engates fáceis. Já o fechamento das portas requer mais força que o usual. O material de acabamento interno é simples, mas sem ser descuidado. O ar-condicionado mostrou-se eficiente no calor de quase 40 graus de Chongqing. “As versões de entrada não deverão ter o equipamento”, diz Zanini.

Picape Foison tem cabine simples e capacidade para 800 kg de carga. Cabine dupla Seasion pode vir em 2014. Ambas utilizam motor 1.3 de 16 válvulas
O espaço dianteiro é aceitável e a posição de dirigir agrada. O banco traseiro da cabine dupla tem encosto muito ereto. O trajeto curto e as caçambas vazias não permitiram um bom julgamento sobre o desempenho. Entretanto, o torque de cerca de 11 kgf.m é baixo para um veículo 1.3 de carga, mas a Foison deve levar vantagem sobre seus concorrentes com motor 1.0 à venda no Brasil, caso da Hafei Towner picape, que transporta 200 quilos a menos que a Foison.
Como a VW Kombi deixará de ser produzida por não atender à necessidade de airbags e freios ABS obrigatório em todos os veículos produzidos e vendidos no Brasil a partir de 2014, a Lifan cogita a possibilidade de montar também no Uruguai as versões furgão e van da Foison.

Lifan estuda a possibilidade de montar no Uruguai modelos Foison com carroceria fechada