logo

agência de fomento paulista

Linha de crédito Economia Verde favorece redução de emissões

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

01 set 2011

3 minutos de leitura

G_noticia_11522.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A Agência de Fomento Paulista / Nossa Caixa Desenvolvimento realizou o primeiro financiamento voltado ao setor de transporte com o objetivo de reduzir emissões de gases de efeito estufa. Chamado Economia Verde, ele foi criado para atender aos novos conceitos de sustentabilidade do governo de São Paulo, reduzindo a emissão de gases poluentes que provocam o efeito estufa.

O empresário que opta por essa linha de crédito conta com a menor taxa oferecida pela Agência de Fomento Paulista, 0,49% ao mês (+IPC/Fipe), além do longo prazo para pagamento, que chega a 120 meses (dez anos) e carência de 24 meses (dois anos).

A empresa Marcamp foi a primeira a usar a linha e trocará sua frota (24 veículos de porte médio), substituindo o uso de combustível fóssil pelo renovável. Segundo a Ecofrotas, que fará a gestão da frota, a medida deve reduzir em até 98% o CO2 emitido pelos veículos da empresa, que é especializada em equipamentos para movimentação e armazenagem de materiais. O valor do investimento foi de R$ 636,5 mil. A entrega dos veículos ocorre nesta sexta-feira, 2.

Em caso de projetos de renovação de frotas, o empresário deve comprovar por inventários trimestrais a redução de emissões de gases nocivos ao meio ambiente. A previsão é que a Marcamp reduza a emissão de 310,49 toneladas de CO2 em quatro anos (48 meses). A redução virá do uso exclusivo de etanol para abastecer os veículos e deverá ser comprovada pela Ecofrotas.

Para a concessão do crédito, a Agência de Fomento Paulista estipula a comprovação do uso mínimo de 95% de combustível renovável por cada uma delas. A Ecofrotas verifica o cumprimento dessa exigência. “Nosso trabalho permite demonstrar a redução das emissões e garantir que o cliente cumpra as regras do financiamento”, diz João Carlos Lerina dos Santos, da diretoria de desenvolvimento de negócios da Ecofrotas.