logo

none

Lobão admite que governo avalia diesel em automóveis

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, admitiu na quinta-feira, 10, que o governo avalia a possibilidade de adotar o diesel como combustível para veículos de passeio.
Author image

cria

11 set 2009

1 minutos de leitura

O tema vem sendo discutido pela indústria de veículos e componentes, dividindo opiniões entre especialistas que acham dispensável a iniciativa, diante do avanço do programa do etanol, e aqueles que defendem uma maior eficiência do diesel.

O uso de motores diesel em veículos de passageiros foi proibido em 1976, durante uma das crises no abastecimento de petróleo enfrentadas pelo país. Há exceção para veículos que têm capacidade de carga superior a mil quilos ou que possuem tração 4×4 e marcha reduzida.

O projeto de lei 656, de 2007, que tramita no Senado e já recebeu sinal verde da Comissão de Constituição e Justiça, visa a autorizar a comercialização de motores movidos a diesel em veículos com capacidade de carga igual ou inferior a mil quilos, cabendo à Agência Nacional do Petróleo regulamentar a utilização do diesel.

A proposta, do senador Gerson Camata, pode abrir novas oportunidades para o segmento de powertrain no país, incluindo motores e componentes.

Fontes: Estadão, Globo e Automotive Business.