
Gaba Júnior também comentou a alta demanda por frotas terceirizadas: “É um negócio que cresce 10% por ano em média (…) Vem aumentando a terceirização de frotas de polícia. A das empresas de telefonia é quase toda terceirizada”, diz o presidente da Abla. No total dos negócios, em 2012 a terceirização respondeu por 57%; a fatia do turismo de lazer era de 19% e a do turismo de negócios, de 24%.
Durante a entrevista, Adriano Donzelli, que preside a Federação Nacional das Locadoras de Automóveis (Fenaloc), projetou crescimento do setor próximo a 10% em 2013: “O primeiro semestre foi abaixo do esperado, mas os negócios estão mais aquecidos no segundo, quando tradicionalmente ocorrem os contratos das frotas terceirizadas.”

Fabricantes e importadores estão no 11º Fórum e Salão Nacional da Indústria de Aluguel de Automóveis (fotos: Mário Curcio)
PERFIL DA FROTA DE LOCADORAS
Em 2012, as cinco fabricantes com maior volume de vendas para as locadoras foram: 1ª) Fiat, 2ª) Volkswagen, 3ª) General Motors, 4ª) Ford e 5ª) Renault. A primeira vem ganhando participação nesse negócio desde 2007, diferentemente da VW, cujo porcentual era de 32,6% em 2005 e declinou 24,39% no ano passado. A General Motors também perdeu espaço no período. Ford e Renault ganham terreno desde 2010.
Os números da Abla também mostram que os carros populares perdem espaço e os utilitários esportivos ampliam sua participação.
O fórum e salão das locadoras fica aberto até esta quinta-feira, 19, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento deve receber 1,7 mil visitantes. Várias fabricantes estão presentes com estandes: Citroën, Fiat, Ford, Jaguar, Land Rover, Nissan, Peugeot, Renault e Volkswagen.