logo

citroen

Locadoras compram quase 8% dos carros

Na manhã da abertura do 11º Fórum e Salão Nacional da Indústria de Aluguel de Automóveis, na quarta-feira, 18, o presidente do conselho da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Paulo Gaba Júnior, fez um balanço do desempenho do setor de locação de veículos. Em 2012, as locadoras responderam por 7,85% das vendas do mercado doméstico, o equivalente a 285,3 mil unidades. O dirigente acredita que a frota atual esteja em torno de 500 mil unidades. “Este é o número oficial. O ‘oficioso’ está em torno de 700 mil porque há empresas com outro negócio principal, mas que também alugam veículos.”
Author image

Redação AB

18 set 2013

2 minutos de leitura

G_noticia_18011.gif

Gaba Júnior também comentou a alta demanda por frotas terceirizadas: “É um negócio que cresce 10% por ano em média (…) Vem aumentando a terceirização de frotas de polícia. A das empresas de telefonia é quase toda terceirizada”, diz o presidente da Abla. No total dos negócios, em 2012 a terceirização respondeu por 57%; a fatia do turismo de lazer era de 19% e a do turismo de negócios, de 24%.

Durante a entrevista, Adriano Donzelli, que preside a Federação Nacional das Locadoras de Automóveis (Fenaloc), projetou crescimento do setor próximo a 10% em 2013: “O primeiro semestre foi abaixo do esperado, mas os negócios estão mais aquecidos no segundo, quando tradicionalmente ocorrem os contratos das frotas terceirizadas.”

Fórum
Fabricantes e importadores estão no 11º Fórum e Salão Nacional da Indústria de Aluguel de Automóveis (fotos: Mário Curcio)

PERFIL DA FROTA DE LOCADORAS

Em 2012, as cinco fabricantes com maior volume de vendas para as locadoras foram: 1ª) Fiat, 2ª) Volkswagen, 3ª) General Motors, 4ª) Ford e 5ª) Renault. A primeira vem ganhando participação nesse negócio desde 2007, diferentemente da VW, cujo porcentual era de 32,6% em 2005 e declinou 24,39% no ano passado. A General Motors também perdeu espaço no período. Ford e Renault ganham terreno desde 2010.

Os números da Abla também mostram que os carros populares perdem espaço e os utilitários esportivos ampliam sua participação.

O fórum e salão das locadoras fica aberto até esta quinta-feira, 19, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento deve receber 1,7 mil visitantes. Várias fabricantes estão presentes com estandes: Citroën, Fiat, Ford, Jaguar, Land Rover, Nissan, Peugeot, Renault e Volkswagen.