
Como informado no início de junho, Gabriel López decidiu se aposentar e na terça-feira, 30, deixou a presidência da Ford Argentina e da Adefa, a associação dos fabricantes de veículos do país na qual esteve à frente por menos de um ano. Martín Galdeano foi indicado para comandar a montadora e Daniel Herrero, presidente da Toyota Argentina e atual secretário geral da Adefa, substituirá López em suas funções na entidade até o fim do mandato da atual diretoria, em novembro próximo.
O argentino Gabriel López trabalhou por 32 na Ford. Após passar por várias posições na área comercial da companhia na Argentina, África do Sul e Venezuela, há dois assumiu a presidência da Ford em seu país natal. Em outubro do ano passado tinha sido eleito para presidir a Adefa como parte do trio de empresas que forma a diretoria da entidade até novembro – além da Ford, também integram a comissão diretora a General Motors, que indicou seu presidente Federico Ovejero para a vice-presidência da associação de fabricantes, e pela Toyota que indicou o secretário geral Daniel Herrero, agora presidente.
Gabriel Lopez (esquerda) deixou a presidência da Ford Argentina e foi substituído por Martín Galdeano
Martín Galdeano, de 43 anos, assume em 1º de julho a presidência da Ford Argentina após 22 de experiência na área financeira da companhia na Argentina, onde iniciou sua carreira na tesouraria, e com passagens em posições de liderança no Chile, Estados Unidos e Inglaterra, onde foi tesoureiro da Ford Credit Europe. Em 2009 Galdeano foi nomeado chefe executivo de finanças (CFO) da Ford América do Sul.