logo

enchentes

Lucro da Toyota cai 18,5% no 3º trimestre

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

08 nov 2011

2 minutos de leitura

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A Toyota divulgou na terça-feira, 8, que encerrou o terceiro trimestre com lucro de US$ 1 bilhão, resultado 18,5% menor que o apurado em mesmo período do ano passado. Segundo a montadora, a queda foi influenciada pela falta de peças causada pelo terremoto e tsunami que atingiram o Japão em março e pela valorização do iene, que reduziu sua competitividade.

O volume de vendas globais caiu 5% de julho a setembro com relação ao mesmo período do ano anterior, puxado pelas quedas de 26% no Japão e 35% na América do Norte. Na primeira metade do ano fiscal vigente, de abril a setembro, a Toyota vendeu 3 milhões de veículos no mundo, volume 18% abaixo do registrado em igual período do ano fiscal anterior.

Em nota, o vice-presidente executivo, Satoshi Ozawa, disse: “No Japão e na América do Norte as vendas de veículos caíram severamente devido ao grande impacto do terremoto no Japão. No entanto, na Ásia, apesar de um impacto negativo do terremoto, aumentamos as vendas de veículos acima do mesmo período do ano fiscal passado, graças à expansão das vendas na Índia, Indonésia e Tailândia.”

As vendas na Tailândia, entretanto, devem cair bruscamente nos próximos meses. A Toyota foi uma das montadoras mais atingidas pelas inundações que atingiram aquele país. Suas três fábricas foram forçadas a parar os trabalhos de 10 de outubro a pelo menos 12 de novembro e a falta de componentes também forçou a empresa a cortar a produção em nove outros países, incluindo o Japão.

A montadora decidiu não divulgar projeções de vendas e lucro para o atual ano fiscal que termina em março de 2012 para completar a avaliação da produção e vendas sob os impactos das inundações na Tailândia.