logo

basf

Luz orgânica estreia em automóveis

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

23 jan 2012

2 minutos de leitura

G_noticia_12887.jpg
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A Philips e a Basf desenvolveram novo conceito de iluminação em veículos: as empresas inovaram a tecnologia OLED (diodo emissor de luz orgânica, na sigla em inglês) e a transformaram em módulos para aplicação no teto dos automóveis. A OLED conta com uma fonte de luz de 1,8 milímetro que fica transparente quando desligada e que fornece luz para o interior do veículo quando acionada. A tecnologia já é utilizada em outras aplicações, como a fabricação de TVs.

O conceito de OLED para aplicação em veículos faz parte do programa OLED 2015, iniciativa do Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF). As empresas participam do programa desde 2006, a Basf contribui com o desenvolvimento de materiais orgânicos, como pigmentos, utilizados na fabricação de OLEDs pela Philips.

“Ao mesmo tempo em que gera energia durante o dia e ilumina à noite, a Oled permite que o motorista tenha uma sensação de estar ao ar livre”, afirma em nota o responsável pela OLED e Orgânicos Fotovoltaicos da área de negócios futuros da Basf, Felix Görth.

“Esse projeto fornece inúmeras possibilidades com OLEDs e ilustra o potencial da tecnologia para potencializar a criação de aplicações inovadoras de iluminação que melhoram a vida das pessoas”, ressalta o gerente geral de OLED da Philips Lighting, Dietrich Bertram.