

A Lyft, empresa de ride-hailing que concorre com Uber e Cabify, entre outros, anunciou uma série de parcerias com o objetivo de inaugurar veículos autônomos em sua frota em 2025 na cidade de Atlanta (EUA).
A primeira dessas parcerias é com a May Mobility, operadora de veículos autônomos. Ela irá prover os carros (versões autônomas do Toyota Sienna), embora a quantidade não tenha sido especificada.
LEIA MAIS:
– Lyft é a 1ª plataforma de corridas compartilhadas a abrir capital
– Quais são e o que fazem os níveis de direção autônoma nos veículos
Também não foi revelado se o serviço será individualizado ou em massa. A May Mobility atualmente fornece veículos de transporte autônomo em algumas regiões delimitadas nos EUA, sem tráfego livre, como campi de faculdades. Essa será sua primeira experiência no setor de ride-hailing.
Em seguida, vem a parceria com a Mobileye, braço da Intel que desenvolve tecnologias para direção autônoma. O objetivo é permitir que os carros que têm o Mobileye Drive — software da empresa para direção autônoma completa, ou L4 — possam ser usados pela Lyft, seja em ride-hailing ou em outras modalidades de transporte.
Com isso, qualquer veículo que hoje tenha o Mobileye Drive, o que inclui modelos da Volkswagen, Schaeffler e Benteler Holon, poderá ser rapidamente incorporado à frota da Lyft no futuro. Dessa forma, novos clientes da Lyft que tenham o objetivo de operar frotas, sejam elas pequenas ou grandes, terão acesso imediato aos carros autônomos com a tecnologia.
Também não há data para o começo da chegada desses veículos à frota da Lyft. A Mobileye atualmente testa sua tecnologia em quatro países: EUA, Noruega, Israel e Alemanha.
Lyft tem outras parcerias para tecnologias
Por fim, há a parceria com a Nexar. A empresa fabrica câmeras de painel (dashcams) inteligentes e vende os dados para terceiros, como montadoras.
Atualmente, a Nexar tem trabalhado em aperfeiçoar o que chama de “gêmea digital”, ou seja, uma versão digital de cada cidade atualizada em tempo real pelas informações das dashcams, permitindo uma navegação segura e sem surpresas.
O objetivo da parceria será combinar a base de dados da Lyft com a da Nexar, que inclui mais de 45 petabytes mensais com mais de 320 milhões de km dirigidos, e, assim, produzir um dataset para a produção de veículos autônomos.
Não foi revelado se os motoristas da Lyft ganharão desconto na compra das câmeras ou mesmo se serão ressarcidos ao fornecer os dados de suas dashcams para a empresa.
A Lyft já realizou experiências com veículos autônomos em 2022 e 2024 nos EUA, ambas em parceria com outras empresas e ambas já encerradas.