logo

amortecimento semiativo

Magneti Marelli mostra amortecimento semiativo

A Magneti Marelli participa da 12ª Conferência da Anpei, Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras. O evento ocorre até quarta-feira, 13 de junho. Nesta terça, 12, a fabricante de autopeças apresenta o case de uma tecnologia de amortecimento semiativo trabalhada por engenheiros brasileiros e italianos. O estudo está entre os três principais selecionados pela Anpei.
Author image

Redação AB

12 jun 2012

1 minutos de leitura

A criação do amortecimento semiativo envolveu diferentes áreas e divisões da Magneti Marelli de vários países. Com o uso de cinco sensores instalados em diferentes partes do veículo, o recurso é capaz de modificar automaticamente e em frações de segundo o comportamento dos amortecedores, tornando o carro mais confortável e estável em diferentes condições de rodagem.

“O sistema envolveu técnicos e fornecedores durante quase dois anos. A concepção da parte mecânica foi desenvolvida no Brasil, a eletrônica na Itália e a agregação dos componentes ocorreu na fábrica de amortecedores da Magneti Marelli na Polônia”, explica o gerente de engenharia de inovação da Magneti Marelli, Luiz Antonio Silveira Junior.

Segundo a Marelli, a tecnologia já equipa alguns modelos fabricados na Europa como o Alfa Romeo Mito e o Lancia Delta. No mercado brasileiro, o amortecimento semiativo está em fase de apresentação para as montadoras.