A aquisição da participação majoritária na Behr pela Mahle foi originalmente planejada para o início de 2013, mas foi adiada em decorrência de processos de investigação contra fabricantes de sistemas térmicos para automóveis, incluindo a Behr, em conexão com suspeitas de práticas comerciais restritivas.
O presidente do conselho de administração do Grupo Mahle, Heinz Junker, explica: “Nós nunca desistimos do nosso objetivo de adquirir a participação majoritária na Behr, no entanto, esta foi submetida aos procedimentos a serem esclarecidos. Entretanto, foi possível avaliar os potenciais riscos e estamos satisfeitos que demos um passo decisivo para a aquisição da maioria das ações e da conclusão do acordo de integração. Vamos agora dedicar todas as nossas energias para impulsionar os preparativos de integração que já estão em andamento e implementá-las o mais rápido possível após a aprovação pelas autoridades de defesa da concorrência, uma vez que a integração da Behr abre considerável potencial adicional para ambas as empresas. Nosso portfólio de produtos se complementam perfeitamente, particularmente na área promissora de eficiência energética da mobilidade e suas tecnologias. Pretendemos fazer vendas rentáveis superiores a € 10 bilhões de euros nos próximos anos”.
Horst Geidel, presidente do conselho de supervisão da Behr também deu seu parecer: “Estou particularmente satisfeito com a integração da Behr no Grupo Mahle. Isto significa que o período de incerteza que colocou uma pressão sobre muitos dos nossos empregados já passou. Os acionistas da família continuarão a deter participações na empresa, inicialmente, com 49% por um período de tempo mais longo. A integração da família oferece um elevado nível de segurança em um grupo maior de empresas, além disso, a família continuará a participar do desenvolvimento positivo dentro da companhia”.