logo

Maioria do setor automotivo já revisou planos com foco em veículos eletrificados

Pesquisa Cenários para a Indústria Automobilística apresentada no Up Next, evento promovido por Automotive Business, mostra que 80% das empresas miram em eletrificação
Author image

Giovanna Riato

25 abr 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O mercado de veículos eletrificados ainda é incipiente no Brasil, mas já provoca movimentações importantes na dinâmica das empresas automotivas. Entre essas organizações do segmento, quase 80% já revisaram o próprio portfólio com foco em veículos elétricos e híbridos.

A conclusão é da 10ª edição da pesquisa Cenários para a Indústria Automobilística, realizada por Automotive Business em parceria com a Roland Berger. 


LEIA MAIS:
Governo de São Paulo quer IPVA zero para carros elétricos e híbridos
– Ao apostar só em veículos a combustão, Brasil vai ficar para trás, aponta Volvo Cars


O estudo foi apresentado em primeira mão durante o Up Next, promovido por AB na terça-feira, 25. O evento reuniu especialistas para debater as ações necessárias agora para viabilizar os passos futuros do segmento. As apresentações e debates com grandes especialistas do segmento foram acompanhadas por mais de 500 pessoas – e seguem disponíveis, com acesso gratuito para a audiência (veja aqui).

Eletrificação já tem impacto no curto prazo

Entre as 250 lideranças do setor automotivo consultadas para a pesquisa Cenários, 51% disseram que as empresas em que atuam já revisaram o portfólio, com lançamentos previstos para os próximos três anos com foco em veículos elétricos e híbridos. Já 27% trabalham em companhias que têm previsão, inclusive, de produção local dessas tecnologias.


– Faça aqui a sua inscrição no #ABX23 e garanta sua presença no maior encontro do setor automotivo


Com isso, 78% dos respondentes confirmam que suas empresas investem para que o portfólio de produtos contemple a eletrificação no Brasil. Curiosamente, o movimento contrapõe a expectativa de expansão desse mercado dos próprios entrevistados para a pesquisa.

Apenas 11% dos respondentes esperam que os carros elétricos e híbridos tenham participação superior a 15% nas vendas de veículos no Brasil a partir de 2025. A maioria, 41%, avalia que o market share dessa solução seguirá abaixo de 5%.

 A cobertura do Up Next é patrocinada por: