Massaro ressalta, porém, que não basta ter um site para conquistar grande volume de vendas. Ele explica que para ter resultados com a internet é preciso saber estruturar o site como ponto de venda, dotado de todas as informações que o cliente precisa sobre o modelo. “Equipamentos de última geração, profissionais capacitados para gerenciar o conteúdo e, claro, fácil e rápido acesso são imprescindíveis para fazer negócios a partir da web e obter retorno financeiro”, aponta.
Fábio Sayeg, sócio-diretor da agência Wroi Performance Online, salienta que o principal diferencial do anúncio na internet é a possibilidade de monitorar sua rentabilidade. “Conseguimos mensurar tudo: a quantidade de clics, de telefonemas gerados e, consequentemente, de vendas.”
Participar de redes sociais também pode ser uma boa ideia, mas desde que a página seja abastecida constantemente com informações relevantes para os clientes. “Em geral, as pessoas gastam cerca de 60% do tempo da compra escolhendo o veículo, seja novo ou seminovo, pela internet. Não faça com que elas acessem sua página na rede social, percam tempo e tenham informações inúteis. Com certeza, desistirão do negócio”, diz Sayeg.
Segundo Massaro, 95% dos anúncios de veículos na internet são feitos por pessoas físicas e lojas multimarcas, que não anunciam em rádio e TV, e apenas 5% por concessionários.