
A parceria foi anunciada durante o evento Singapore Airshow. Nele, a Eve também revelou que já possui 2 mil cartas de intenção de compra de seus eVTOLs, o que representa um valor de R$ 5,4 bilhões. Isso é mais do que era divulgado no começo deste mês, quando a empresa ainda falava em pouco mais de 1.700 aeronaves encomendadas.
A parceria com a Skyports tem o objetivo de desenvolver “uma visão compartilhada de espaço aéreo, operação, infraestrutura e outros benefícios que capacitem a operação AAM no país”. Os termos são muito vagos, mas é possível deduzir que a empresa irá atuar na criação de uma operação de eVTOLs que inclua os veículos, as rotas, a infraestrutura e os softwares de controle e monitoramento.
Outros parceiros também estarão envolvidos na colaboração, como a Kanematsu Corporation, fornecedora de produtos e serviços para a indústria aeroespacial, e a Japan Airlines, principal companhia aérea japonesa para transporte doméstico e internacional.
“Estamos animados em fazer a parceria com a Skyports neste novo projeto que introduzirá a mobilidade aérea sustentável avançada no Japão”, afirmou em nota André Stein, CEO da Eve.
“Nossas colaborações têm criado ecossistemas de mobilidade otimizados e distintos em todo o mundo e nós esperamos poder usar essa experiência para ajudar o JCAB a estabelecer o conceito de operações no Japão”, disse ele.
O SIngapore Airshow está sendo movimentado para a Eve: ontem, a empresa anunciou que a HeliSpirit encomendou 50 eVTOLs e a Microflite fez pedido de 40. Ambas as empresas são australianas.