
“Este é o ano em que mais diversificamos o nosso portfólio de veículos para as marcas MAN e Volkswagen, baseados em quatro princípios: qualidade, sustentabilidade, eficiência e lucratividade. Os nossos produtos entregam novas potências, aplicações e mais produtividade” destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN.
O executivo, que confirmou recentemente investimento de mais R$ 500 milhões exclusivos para a planta da MAN de Resende (RJ) (leia aqui), aposta em gama ampla pois acredita que o mercado brasileiro de caminhões acima de 5 toneladas de PBT crescerá em torno de 10% este ano, chegando a 150 mil unidades. Em 2014, segundo ele, haverá mais um salto de 5% devido a cinco fatores: boa safra, continuação do PSI/Finame, obras de infraestrutura no País, renovação da frota e programas de compras do governo federal.
As expectativas são tão positivas para o Brasil que a MAN conseguiu convencer sete dos fornecedores da planta de Resende a se instalarem ao redor da fábrica. De acordo com Cortes, Suspensys e Meritor já estão erguendo as suas unidades para fornecer a autopeça e também montá-la diretamente nos caminhões MAN e Volkswagen. A Maxion também seguirá o mesmo caminho. E outros quatro fornecedores, que ainda estavam em negociação, bateram o martelo. Cortes acredita que pelo mais três parceiros farão o mesmo. Com o condomínio de fornecedores, a unidade de Resende fará 100 mil caminhões por ano a partir de 2016.
NOVIDADES
Uma das grandes estrelas da MAN na Fenatran é o novo cavalo mecânico da linha TGX, o 29.480 6×4. Com previsão de lançamento para meados de 2014, o veículo, que promete ser perfeito para operações de longas distâncias, é o mais potente de toda a linha, com 480 cavalos. Ele chega para ampliar a gama rodoviária TGX (28.440 6X2, 29.440 6X4 e 33.440 6X4), que recentemente ganhou mudanças sutis no design da grade frontal e do volante.
A linha Costellation também está mais potente e diversificada. Os modelos 19.420, 25.420 e 26.420, além do motor Cummins de 420 cavalos, chegam equipados com a transmissão automatizada de série V-Tronic. Os caminhões Volkswagen de 330 e 390 cavalos também poderão ser equipados com a transmissão. Além disso, é oferecida para toda gama Constellation a versão leito teto baixo para aumentar o conforto dos motoristas.
No Constellation 24.280, a transmissão automatizada V-Tronic é combinada ainda ao exclusivo sistema de eixo automatizado Smart Ratio. A tecnologia, patenteada e totalmente desenvolvida pela engenharia da MAN, torna possível aproveitar ao máximo as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa.
Entre os caminhões leves, o destaque é o Delivery 10.160 Plus, que possui maior capacidade de carga quando adaptado com o terceiro eixo (13 toneladas), e flexibilidade para diversas aplicações. Com ele, a empresa atenderá de forma ainda mais ampla o mercado de VUCs, que cresce a cada ano nos centros urbanos.
A linha Worker também aparece renovada na Fenatran com os novos 17.230 e 23.230, ambos equipados com motor MAN D08, de 230 cavalos. Ideais para entregas e serviços em áreas urbanas, como distribuição de bebidas, os veículos são parte da linha de produtos vocacionais da MAN Latin America.
Todos estes produtos, exceto o novo TGX de 480 cavalos, estarão disponíveis nas concessionárias do grupo a partir de segunda-feira, 28.
Assista à entrevista exclusiva com Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America: