“Como empresa de dívida financeira baixa e fortes recursos de capital, a MAN está bem preparada para tempos difíceis” – disse o CEO Håkan Samuelsson na apresentação dos resultados, enfatizando a importância da aquisição da VW Caminhões e Ônibus, em 2008, que estende a presença do grupo para todos os países do BRIC. Ele afirmou que a compra está sendo financiada por um novo empréstimo acertado com um consórcio de bancos. “A companhia tornou-se a líder de mercado de caminhões no Brasil” – comentou.
Em 31 de dezembro o Grupo MAN empregava 51.321 pessoas, após a redução de 38% no contingente de temporários. Em resposta à queda na demanda, a empresa recorreu a programas de trabalho com horário flexível na área de veículos comerciais e redução de custos.
O relatório afirma que as perspectivas para 2009 são marcadas por grandes incertezas em razão da situação dos mercados financeiros e futuros acontecimentos econômicos. A MAN espera uma redução no recebimento de pedidos e uma significativa queda de receita e retorno em seus diversos segmentos de atuação.
Mais informações estão em www.man.eu.