
O propulsor com tecnologia EGR, que dispensa o uso de ureia (Arla 32), entrega 230 vc de potência, o que lhe confere característica mais robusta para atender as exigências desta operação. A cabine também foi modificada: três assentos para passageiros mais o do motorista e maior ângulo de entrada, o que permite ajustar a cabine ou a suspensão dianteira com relação ao chassi. O caminhão tem capacidade para transportar até 13 toneladas de resíduo por viagem: na frota da Loga estão programadas seis viagens por dia.
“Conseguimos desenvolver um caminhão dedicado às operações de coleta de resíduos sólidos da Loga. Fabricado com motor próprio e com a potencia ideal para as suas atividades. Esse modelo, após ser testado em uma aplicação severa como a coleta de lixo, também poderá ser oferecido para o transporte de bebidas. A previsão de chegada do novo modelo ao mercado brasileiro é para o próximo ano”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da MAN Latin America.
A parceria entre a montadora e o Grupo Solví nasceu há 16 anos, período em que foram desenvolvidos sete protótipos em conjunto com a engenharia da fábrica da MAN em Resende (RJ).
“No início foi tudo muito difícil e não existia no mercado brasileiro um caminhão dedicado ao nosso negócio. Atualmente, a MAN é a única montadora que consegue atender as nossas necessidades. Com o desenvolvimento do protótipo VW Constellation 23.230, estamos buscando uma maior produtividade com o novo motor, um menor custo de aquisição e manutenção, segurança e conforto para os nossos funcionários e clientes”, comenta Luiz Fernando Lopes, gerente de suprimentos e equipamentos da Solví.
Atualmente, a frota da Solví conta 842 caminhões próprios, dos quais 95% são da marca Volkswagen.