logo

atego

MAN e Mercedes entregarão 1.590 caminhões ao Exército brasileiro

As montadoras de caminhões MAN Latin America, dona da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, e a Mercedes-Benz anunciam que assinarão nas próximas semanas contratos de venda de um total de 1.590 caminhões ao Exército brasileiro, como parte do programa de renovação da frota das Forças Armadas do País. Do total do lote, 860 unidades serão do modelo VW Worker 15.210 4×4 e 730 caminhões serão do modelo Atego 1725 4×4. Os veículos servirão no transporte das tropas em missões do Exército.
Author image

Redação AB

29 ago 2013

1 minutos de leitura

G_noticia_17839.gif

O edital que licitou o lote contemplado pelas duas montadoras foi dividido por área de distribuição. Na próxima semana, a Mercedes-Benz assinará o contrato de fornecimento das primeiras 150 unidades de seu lote de 730 caminhões, que deverão ser entregues em até 240 dias. Todo o lote de 1.590 prevê o período de até um ano para a entrega total dos veículos.

Até 2007, quando a MAN Latin America venceu a primeira licitação para fornecer veículos às Forças Armadas, a Mercedes-Benz mantinha hegemonia de 50 anos como única fornecedora. Para homologar seus veículos, a MAN submeteu seus produtos a um processo rigoroso do Exército, que inclui rodagens por terrenos arenosos, alagados e com lama, além de manobras de embarque aéreo e marítimo, transporte de pontes, uso de biodiesel B2 (com 2% de mistura ao diesel convencional) e testes de balística para comprovar resistência da cabine a estilhaçamentos.

Com os novos caminhões, a frota da Volkswagen no Exército brasileiro chegará a 5 mil veículos. A Mercedes-Benz informa que a frota total das Forças Armadas está em aproximadamente 10 mil veículos.