
O edital que licitou o lote contemplado pelas duas montadoras foi dividido por área de distribuição. Na próxima semana, a Mercedes-Benz assinará o contrato de fornecimento das primeiras 150 unidades de seu lote de 730 caminhões, que deverão ser entregues em até 240 dias. Todo o lote de 1.590 prevê o período de até um ano para a entrega total dos veículos.
Até 2007, quando a MAN Latin America venceu a primeira licitação para fornecer veículos às Forças Armadas, a Mercedes-Benz mantinha hegemonia de 50 anos como única fornecedora. Para homologar seus veículos, a MAN submeteu seus produtos a um processo rigoroso do Exército, que inclui rodagens por terrenos arenosos, alagados e com lama, além de manobras de embarque aéreo e marítimo, transporte de pontes, uso de biodiesel B2 (com 2% de mistura ao diesel convencional) e testes de balística para comprovar resistência da cabine a estilhaçamentos.
Com os novos caminhões, a frota da Volkswagen no Exército brasileiro chegará a 5 mil veículos. A Mercedes-Benz informa que a frota total das Forças Armadas está em aproximadamente 10 mil veículos.