logo

auto shanghai

MAN e Sinotruk lançam caminhões Sitrak

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

19 abr 2011

3 minutos de leitura

G_noticia_10065.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB, com informações da MAN e da Fenabrave

Chunji Ma, presidente do Conselho de Supervisão da Sinotruk, e Georg Pachta-Reyhofen, CEO da MAN SE, anunciaram no Motor Show Auto Shanghai 2011, o lançamento da Sitrak, marca conjunta de caminhões para a China e mercados em crescimento na Ásia, Oriente Médio, África e a Comunidade de Estados Independentes. Embora os produtos devam ser comercializados internacionalmente como Sitrak, eles terão o nome chinês Shandeka no mercado doméstico.

A MAN Latin America ainda tem informações sobre a possível comercialização do Sitrak no Brasil, onde atua representante da marca Sinotruk, com uma rede de 23 distribuidores. A Fenabrave registra que a marca chinesa emplacou no Brasil 137 caminhões no ano, incluindo a primeira quinzena de abril.

Os importadores da marca chinesa no País informam que a Sinotruk, conhecida como CNHTC – China National Heavy Duty Truck Group Corporation, foi constituída na China em 1935. Em 1983 adquiriu tecnologia de motores Steyr e constituiu parcerias com a Eaton, ZF, Jost e Wabco. De 2003 a 2008 manteve joint venture com a Volvo. Em 2009 a MAN assinou acordo de parceria estratégica e tecnológica com a chinesa, comprando 25% de participação na montadora.

A Sinotruck produziu 190 mil caminhões em 2010, ainda segundo os importadores. A marca está presente na Venezuela, Colômbia, Peru, Chile, Uruguai e Argentina, além do Brasil.

Venda de 200 mil caminhões

Três folhas estilizadas ginkgo, que simbolizam resistência e vitalidade na Ásia, formam o logotipo. O nome da marca representa a boa parceria entre a MAN e a Sinotruk, diz o comunicado das duas empresas. Enquanto na China as vendas serão feitas exclusivamente através da Sinotruk, os mercados de exportação serão servidos pelas atuais redes de vendas da MAN e da Sinotruk. A MAN também atuará nas vendas na China em razão de sua participação direta na Sinotruk. As empresas esperam que os volumes anuais cheguem a 200 mil caminhões comercializados até 2018, dos quais 160 mil para o mercado chinês.

O primeiro produto da nova marca, Sitrak T7H, exposto no estande conjunto na feira comercial de Shanghai, combinando componentes da Sinotruk e a tecnologia da MAN, terá a produção iniciada em dezembro, em Jinan, na China. Clientes chineses poderão adquirir o caminhão no primeiro semestre de 2012, enquanto a exportação está programada para o segundo semestre do próximo ano.


Cooperação

Sinotruk e MAN cooperam em dois níveis: provisão de capital e transferência de tecnologia e experiência gerencial. A MAN investiu € 560 milhões na Sinotruk em 2009 e tem uma participação direta de 25% mais uma ação no fabricante chinês. A transferência de tecnologia e experiência gerencial baseia-se num contrato assinado por ambos os parceiros a respeito da concessão de licenças tecnológicas.