logo

MAN LA bate recorde de vendas no México em 2017

Leonardo Soloaga, diretor geral da MAN LA no México
Author image

Redação AB

15 jan 2018

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A operação da MAN Latin America encerrou 2017 com novo recorde de vendas no México ao computar volume acima das 2,2 mil unidades emplacadas, entre caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, o que representou aumento de 22% sobre o desempenho do ano anterior, marcando o terceiro ano consecutivo de aumento dos negócios da empresa naquele mercado.
“Foi um ano muito positivo para as duas marcas, considerando que o mercado total de veículos comerciais pesados teve queda de 5% em 2017”, comenta o diretor geral da operação mexicana, Leonardo Soloaga. “Este volume nos permitiu alcançar uma participação de 5,3%, também recorde”, completa.
Acompanhando o aumento das vendas, a produção da MAN LA no México se elevou em 15%, para pouco mais de 1,3 mil unidades, todas montadas na fábrica de Querétaro. Os demais caminhões e ônibus entregues ao mercado local foram importados do Brasil e da Alemanha.
Soloaga afirma que a última vez em que o CEO da MAN LA, Roberto Cortes, esteve no México, ele reforçou a meta da empresa em alcançar volume de vendas de 5 mil unidades em até 3 anos. Contudo, alguns fatores fazem de 2018 um ano de incertezas no país, considerando temas importantes ainda em curso, como as tratativas com o livre comércio com os Estados Unidos, além de ser um ano eleitoral.
“Acreditamos em uma mercado total estável, com viés de crescimento. Com isso, mantemos o objetivo de crescer também neste ano.”DELIVERY À VISTA

Além do melhor desempenho do mercado mexicano como um todo, uma das apostas da MAN LA para o segmento de comercias pesados no país em 2018 é o início das vendas da nova linha Delivery, desenvolvida pela equipe de engenharia do Brasil e lançada por aqui durante a Fenatran.

“O México será o primeiro país a produzir os novos Delivery depois do Brasil. A linha foi apresentada aqui em novembro, durante a Expotransporte. Estamos nos preparando para receber as primeiras unidades vindas do Brasil, com vendas já neste primeiro trimestre”, revela.

Ele comemora ainda o fato de que a operação local também produzirá parte da linha: a fábrica de Querétaro vai montar os modelos de 11 e de 13 toneladas. Para isto, a empresa investiu US$ 1,5 milhão em sua linha de montagem para receber os novos caminhões a partir de abril.

No segmento de ônibus, a MAN LA aposta em seu novo modelo Volkswagen 14.190, desenvolvido exclusivamente para o mercado mexicano (leia aqui).