logo

MAN LA é premiada por logística de peças em fábrica

Sistema de comando de voz abastece linha de produção com maior agilidade
Author image

Redação AB

28 ago 2017

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A MAN Latin America é uma das premiadas como Top Inovação do Cluster Automotivo do Sul Fluminense, grupo de discussão com apoio das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) pelo seu projeto focado em maior eficiência logística ao adotar o comando de voz para abastecer a linha de produção com mais de 70 mil peças de manuseio pela fábrica de Resende.
Segundo a montadora, com o novo sistema, houve redução de mais de 20% no tempo da operação e maior assertividade do abastecimento da linha de montagem. Também permite ganhos de inventário por meio de maior controle das peças estocadas, além de maior eficiência inclusive com sequenciamento inteligente de coleta de peças para a linha. Antes da implantação do sistema, esse processo era feito de forma manual, por meio de listas impressas, quando não havia um estudo sobre de deslocamento para a seleção das peças.
Esta ferramenta permite ao funcionário responsável pela separação de peças utilizar somente um fone de ouvido, que é acionado por uma senha pessoal. Automaticamente, o sistema identifica onde foi finalizada a última atividade e começa a informar a continuidade dos pedidos. Com isso, o operador permanece com as mãos livres para trabalhar com mais rapidez e precisão de suas tarefas.
“A logística vem evoluindo e obtendo cada vez mais um papel estratégico para as empresas. Nosso desafio é permanente, com metas arrojadas, para garantir a sustentabilidade do negócio. Temos avançado em produtividade, com redução de estoques, ganhos de área e tempo, para tornar nossa operação cada vez mais eficiente”, avalia o presidente e CEO da MAN Latin America, Roberto Cortes.