
Diferentemente da exportação para África do Sul e México, feita por meio de kits SKD para montagem final em unidades da MAN no país de destino, desta vez os modelos Volksbus 17.210 OD saem prontos do Brasil, incluindo a carroceria, feita pela Caio.
Eles vão circular em linhas do transporte urbano na capital Maputo, em Matola e arredores, região considerada o centro financeiro e empresarial do país. Estima-se que os veículos rodarão uma média mensal de 5 mil quilômetros.
“Nosso desafio é oferecer veículos adequados às mais diversas aplicações, permitindo que a robustez dos chassis Volksbus embarque para novos destinos. E um modelo de ônibus saindo de fábrica como RHD é mais uma forma de a MAN Latin America atender demandas específicas dos seus clientes em diversos países”, comenta Matheus Francesco, responsável pela exportação aos mercados da África e Oriente Médio da MAN Latin America.
A primeira compra de ônibus da empresa pelo país africano foi realizada há cerca de dez anos e, desde então, cinco modelos VW rodam na Empresa Municipal de Transportes Públicos da Matola. “Resistência e durabilidade foram os pontos destacados pelo cliente, que enfatiza que os chassis VW são os mais resistentes que já teve”, afirma Francesco.
Os chassis enviados à Moçambique têm suspensão reforçada, freio com maior resistência e maior capacidade de carga dos eixos.