
“As medidas de estímulo à indústria, além de programas como o PAC, renovação de frota e o próprio Caminho da Escola, têm sido de grande importância nesse momento de reaquecimento do mercado”, afirma em nota o presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes.
Entre os caminhões serão 2 mil VW Worker 15,210 4×4, modelo homologado pelo Exército. Também farão parte da nova frota os modelos VW Worker 26.260 6X4, VW Worker 13.180 4×2, VW Constellation 24.250 6X2, 31.320 6X4 e 31.320 6×6, sendo que este último foi desenvolvido exclusivamente para atender as necessidades das Forças Armadas. Os caminhões serão utilizados nas ações de combate a seca no Nordeste. Suas características de veículo militarizado incluem pintura especial, luzes militares, quebra-mato com tela de proteção para faróis, radiador e lanterna.
A MAN fornece veículos ao Exército brasileiro desde 2007, quando venceu a primeira licitação. “Na ocasião, quebramos uma hegemonia de mais de 50 anos de nossa principal concorrente, até então única a fornecer veículos para o Exército. Além das operações no Brasil, os caminhões Volkswagen também são usados em missões de paz da Organização das Nações Unidas – ONU, em países como o Haiti”, lembra Cortes.
Já no caso dos ônibus, a licitação vencida pela empresa prevê o fornecimento de 2,6 mil unidades dos modelos Volksbus 15.190 ORE 02R (Ônibus Rural Escolar Reforçado Médio) e ORE 03R (Ônibus Rural Escolar Reforçado Grande), equipados com motor MAN D08, com tecnologia EGR de recirculação dos gases de exaustão, que atende as novas normas de emissões do Proconve P7. Para rodar em área rural, os modelos têm suspensão reforçada e balanço dianteiro e traseiro reduzidos. O contrato dá à MAN o direito de oferecer os ônibus completos às prefeituras que se habilitarem às linhas de crédito disponíveis.
Todos os caminhões quanto os ônibus serão entregues a partir de 2013.