logo

MAN reduz custos de projetos com impressão 3D

Máquina trabalha 24 horas por dia e produz 250 peças protótipos por ano
Author image

Redação AB

18 mai 2017

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A MAN Latin America comemora os resultados obtidos com a adoção da impressão 3D na concepção de seus projetos: a montadora registra a redução de cerca de 80% do custo de desenvolvimento de modelos conceituais na fase inicial. Além disso, a empresa verificou benefícios também no cronograma, uma vez que o processo, que poderia chegar a dois meses, hoje requer apenas alguns dias para ficar pronto.
São cerca de 250 peças protótipos por ano feitas por meio da impressão 3D. A MAN LA também passou a recorrer à tecnologia para produzir itens de maior complexidade e moldes para outras peças, que facilitam a produção de peças com diferentes materiais. A complexidade das peças impressas tem evoluído em velocidade acelerada, com a produção de componentes maiores e com riqueza de detalhes. Antes de adquirir sua própria impressora 3D, em 2013, a montadora terceirizava o serviço.
“Capacitamos nossos profissionais e cada vez mais ampliamos seu escopo de atuação. Essa é mais uma avançada ferramenta de engenharia que utilizamos para reduzir o custo de nossos produtos e garantir a competitividade frente ao mercado”, comenta o diretor de engenharia do desenvolvimento, Leandro Siqueira.
Com a impressora é possível imprimir modelos de praticamente qualquer peça, em apenas algumas horas, sem necessidade de desenvolver ferramentais específicos. É possível também trabalhar múltiplos projetos simultaneamente, com cronograma enxuto. As peças confeccionadas servem para a validação de modelos conceituais e avaliação de sua montagem e acessibilidade.