
Destinado a médias e longas distâncias e ideal para situações adversas de estrada ou pavimento, o novo cavalo mecânico da linha TGX atenderá a diversas aplicações, como transporte de grãos, cargas secas ou refrigeradas e contêineres. Também poderá ter implementos basculantes, furgões (baús), siders e tanques. Equipado com motor MAN D26, o modelo tem torque elevado, de 2.200 newtons/metro (equivalentes a 224,3 kgf.m).
Essa característica tende a propiciar maior sustentação da velocidade em trechos de subida e menor número de trocas de marcha, resultando em redução de consumo e aumento da velocidade média nas viagens. O MAN TGX 33.440 tem transmissão automatizada TipMatic de série. A versão de 16 velocidades, exclusiva para o Brasil, proporciona melhor escalonamento de marchas quando comparado à de 12 marchas empregada na Europa.
Para auxiliar a saída em rampa, essa transmissão traz o sistema EasyStart, que mantém o freio de serviço acionado por até dois segundos após o pedal do freio ter sido desacionado. Outros itens de série do caminhão são trio elétrico, ar-condicionado e computador de bordo. O modelo estará disponível com duas opções de cabine, que se apoiam em quatro bolsões pneumáticos, reduzindo a transferência da vibração do piso.
Segundo a MAN Latin America, o TGX 33.440 6×4 teve sua configuração revista para o transporte em países emergentes. Ao todo foram 230 modificações.