No dia 3 de dezembro passado, foi assinado o acordo para a transação, que ainda está sujeita a aprovação das autoridades antitruste dos Estados Unidos, país onde a joint venture foi registrada em 2006, quando Bosch e Mann+Hummel compraram a fabricante de filtros automotivos, que então pertencia à Arvin Meritor.
Em 2012, a Purolator, sediada em Fayetteville, no Estado americano da Carolina do Norte, gerou faturamento de US$ 240 milhões. A empresa é uma das maiores fornecedoras de filtros do mercado americano. Com a compra dos 50% da Bosch na Purolator, a Mann+Hummel amplia expressivamente sua presença no fornecimento direto a montadoras e mercado de reposição nos países do Nafta (Tratado de Livre Comércio da América do Norte, que envolve México, Estados Unidos e Canadá).
“Para nossos clientes, a Purolator continuará a ser parceira para projetar, construir e distribuir produtos de alta tecnologia em filtragem. Nossa companhia terá uma das mais experientes equipes de vendas e serviços na indústria do segmento. Essa aquisição agregará maior valor a todas as partes interessadas, dando suporte à estratégia da Mann+Hummel em se tornar empresa líder em filtração”, declarou em nota Alfred Weber, presidente mundial da fabricante alemã de filtros.