
Durante reunião da Anfavea, associação que reúne os fabricantes de veículos, na quarta-feira, 6, Milton Rego, diretor da Anfavea e de relações institucionais da Case New Holland (CNH), informou que foram comercializadas no mercado interno 11,6 mil máquinas no primeiro bimestre, volume 24,7% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Somente em fevereiro último, com 18 dias úteis, foram comercializadas 6,2 mil delas, alta de 15% em relação ao anotado em janeiro, com 22 dias, e de 26,9% sobre o volume obtido em fevereiro de 2012.
– Clique aqui para ver os resultados apresentados pela Anfavea.
Do total vendido em fevereiro, 4,7 mil foram tratores de rodas, máquinas que apresentaram acréscimo de 24% sobre fevereiro de 2012; 846 colheitadeiras, que anotaram crescimento de 58,4%; 432 retroescavadeiras, alta de 29,7%; 59 tratores de esteiras, acréscimo de 25,5%; e 80 cultivadores motorizados, o único tipo de máquina a apresentar queda, de 31%, na comparação com fevereiro do ano passado.
“Nos últimos 12 meses temos tido crescimento entre 5% e 10% no mercado interno. Estamos em um momento de renovação das colheitadeiras e dos tratores”, frisou o diretor.
PRODUÇÃO
A produção de máquinas acompanhou a demanda aquecida do mercado. No primeiro bimestre foram produzidas 13,5 mil unidades, volume levemente inferior, com queda de 1,1%, na comparação com o mesmo intervalo de 2012. Desse total, 7,3 mil saíram das fábricas em fevereiro, o que representa 20,2% a mais do que o total produzido em janeiro último.
EXPORTAÇÃO
Foram exportadas 1,8 mil máquinas nos primeiros dois meses, 38,1% a menos do que no mesmo período de 2012. Desse total, 989 foram embarcadas em fevereiro, que teve baixa de 29,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado e alta de 21,1% sobre janeiro de 2013.
“As exportações vão continuar em curva decrescente à medida que ainda está sendo discutido um acordo de livre mercado entre o Brasil e a Argentina, que absorve mais de dois terços do que é produzido aqui”, concluiu Rego.