
–Confira aqui as estatísticas completas da Anfavea.
“Houve uma queda muito pequena. Não devemos nos esquecer de que o governo anunciou incentivos à agricultura (Plano Safra de Agricultura Familiar) recentemente e que os seus resultados ainda estão por vir”, declarou otimista Cledorvino Belini, presidente da Anfavea.
A produção de máquinas agrícolas, como esperava a associação, também não sofreu grandes impactos: registrou 6.348 unidades em junho, queda de 6,5% em relação a maio e de 4,5% no comparativo com o mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano foram fabricadas 41.764 máquinas, 3,5% a mais que o período janeiro-junho de 2011.
Quanto à exportação, houve crescimento de 4% em junho em relação a maio. Em compensação, foi registrada queda de 20,3% ante junho de 2011 e de 0,5% no primeiro semestre.
Diante deste cenário, Milton Rego, vice-presidente da associação, confirma a projeção de que o mercado interno fechará 2012 com aproximadamente 81,5 mil unidades produzidas, 65,3 mil unidades vendidas, e 18,3 mil exportadas. O cenário é de estabilidade em relação ao ano passado.
Assista à entrevista exclusiva com Cledorvino Belini, presidente da Anfavea: