logo

Marca da Toyota teria fraudado testes de segurança de carros

Denúncia envolve gambiarra na porta para minimizar impactos em 88 mil veículos da Daihatsu
Author image

Redação AB

02 mai 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Daihatsu, marca que faz parte do Grupo Toyota, está no centro de uma polêmica que envolve os testes de segurança de seus carros. Segundo a agência de notícias Reuters, denúncias de diferentes empresas apontam que a fabricante teria fraudado as avaliações de milhares de veículos.

De acordo com a reportagem, a Daihatsu teria manipulado os testes de colisão de 88 mil veículos vendidos, inclusive com emblema da Toyota. Os carros teriam recebido um acabamento nas portas que não faz parte do projeto original.


LEIA MAIS:
– Marca de caminhões da Toyota falsificava dados de emissões desde 2003
– Toyota investe R$ 1,7 bi para produção de SUV compacto híbrido flex
– Montadoras japonesas se unem para desenvolver sistemas de comunicação


Essa peça serviria para minimizar os impactos nas avaliações dos órgãos de segurança. Segundo as denúncias, nos testes de colisão lateral o painel da porta poderia quebrar e causar ferimentos a um ocupante quando o airbag lateral fosse acionado.

Toyota pede desculpas

A Toyota disse que abriu investigação para apurar as denúncias e que relatou o problema às agências reguladoras. A montadora também garantiu que suspendeu a venda dos modelos cujos testes teriam sido fraudados, mas que não recebeu informações sobre registros de acidentes até o momento.

Em comunicado oficial, o presidente do conselho executivo da Toyota, Akio Toyoda, pediu desculpas publicamente. 

“Uma vez que este problema ocorreu com um automóvel de passageiros da marca Toyota, acreditamos que não se limita à Daihatsu. Começaremos conduzindo uma investigação detalhada e coletando fatos para entender a situação, determinar a verdadeira causa e trabalhar diligentemente para evitar qualquer reincidência. Também informaremos ao público em tempo hábil sobre os fatos que apurarmos”, diz a nota.


– Faça aqui a sua inscrição no #ABX23 e garanta sua presença no maior encontro do setor automotivo


Os testes de segurança fraudados envolvem milhares de unidades do compacto Toyota Yaris produzido na Tailândia e exportado para o México. E também o hatch pequeno Axias, feito na Malásia desde fevereiro e vendido com a marca Perodua.