logo

audi

Marcas automotivas alemãs têm imagem forte nos países emergentes do BRIC

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

26 set 2011

2 minutos de leitura

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

Quatro marcas alemãs de automóveis estão entre as cinco mais lembradas por consumidores do chamado BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), segundo apontou pesquisa conduzida pela consultoria Globeone, que consultou 4 mil pessoas em 20 cidades desses mercados durante o primeiro semestre de 2011, para avaliar pela primeira vez a imagem das principais indústrias da Alemanha nos quatro maiores países emergentes do mundo. As fabricantes BMW, Mercedes Benz, Volkswagen e Audi dividiram o ranking das top 5 com a Adidas.

A principal conclusão da pesquisa, segundo a Globeone, é que a maioria dos consumidores urbanos nos países do BRIC conhecem bem diversas marcas alemãs, sendo que 72% deles souberam nomear espontaneamente uma ou mais delas. As marcas alemãs são foram bem classificadas em atributos de qualidade, confiança e desempenho. São também consideradas líderes em atender as necessidades dos consumidores, prestígio e durabilidade, mas são sempre associadas a preços altos e produtos premium.

Em média, apenas 66% dos consumidores reconheceram a origem de uma marca alemã, sempre mais relacionada ao setor automotivo e à fabricação de motores. Em alguns outros setores essa relação é bem menor, ou mesmo não há associação com Alemanha.

“Em comparação com marcas globais campeãs, as alemãs agem de forma muito conservadora. O selo Made in Germany deve ser usado mais eficientemente como orientador de preferências e aceitação de preços, principalmente em comunicações”, diz Niklas Schaffmeister, presidente da Globeone, que tem sede em Colônia, Alemanha, e escritórios em Xangai, Pequim, Mumbai, São Paulo e Cingapura.