logo

leves

March vai estrear o 3-cilindros da Nissan

A Nissan induziu boa parte dos jornalistas (e por consequência seus leitores) a acreditar que o sedã Versa seria o primeiro carro da marca no País a usar o novo motor 3-cilindros 1.0 e 77 cavalos. Mas não será. O compacto March vai estrear o propulsor tricilíndrico e as concessionárias devem começar a vender o carro em fevereiro.
Author image

pedro

20 jan 2015

2 minutos de leitura

X_noticia_21235.jpg

Quando anunciou, no início de janeiro, a produção do propulsor tricilíndrico na fábrica de Resende (RJ), a Nissan confirmou apenas que o Versa usaria o motor, sem citar outro modelo, embora fosse óbvio que o March também deveria ser equipado com ele em algum momento (leia aqui). O New March começou a ser produzido no Brasil em abril de 2014 e até o momento tinha opções de motorização 1.0 de quatro cilindros fornecido pela sócia Renault e 1.6 já fabricado em Resende desde a inauguração da planta. Ao que parece, a Nissan sonegou a informação de que o compacto usaria primeiro o novo 1.0 de três cilindros para não atrapalhar as vendas do estoque de March com o motor antigo.

O New Versa entrou na linha de produção esta semana (leia aqui) e as versões 1.0 três-cilindros e 1.6 quatro-cilindros devem chegar ao mercado em breve, provavelmente durante o mês de fevereiro.

A Nissan não confirma, mas ao que tudo indica todas as versões 1.0 do New March serão vendidas apenas com o motor tricilíndrico, com bloco e cabeçote de alumínio, mais leve, potente e eficiente. Não está claro se o March Active, versão antiga e mais barata do compacto, também fabricada em Resende, continuará a ser vendida com a motorização 1.0 fornecida pela Renault ou se adotará também o novo propulsor. Aliás, não será surpresa se a Renault passar a oferecer o mesmo três-cilindros em seus carros, como forma de atingir as metas de eficiência energética previstas pelo Inovar-Auto a partir de 2017, diluindo assim os custos de desenvolvimento dentro da Aliança Renault-Nissan.