logo

none

Marco regulatório impulsionará ferrovias

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse nesta quarta-feira, 11, que o marco regulatório do setor ferroviário vai dar ao país novas possibilidades de exploração. Ele defendeu a mudança da prioridade da matriz de transportes do país, atualmente concentrada nas rodovias, para o transporte ferroviário. Ele ressaltou também que as medidas serão discutidas com empresários da área para que os contratos existentes sejam respeitados.
Author image

Redação AB

12 ago 2010

1 minutos de leitura

P_noticia_7647.gif

O ministro falou durante a abertura do 4º Brasil nos Trilhos, encontro promovido pela Associação Nacional dos Transportes Ferroviários. Passos disse que o governo pretende também disciplinar a relação das concessionárias com o governo, e isso será feito de maneira transparente.

O trem de alta velocidade, que vai ligar o Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas, é uma das prioridades do setor e poderá ser ampliado para mais estados. “A licitação já está em curso. É natural que surjam dúvidas e questionamentos, pois no Brasil não é diferente do que aconteceu no resto do mundo. Os grandes projetos ensejam sempre a polêmica.”

Entre as principais obras do setor ferroviário, o ministro citou a Ferrovia Norte-Sul, com 1.575 quilômetros (km), ligando Açailândia (MA) a Anápolis (GO) e que deverá estar concluída até dezembro deste ano. E a Anápolis-Estrela do Oeste, com investimentos de R$ 2,7 bilhões, que já está em fase de licitação. Além disso, ele citou a Nova Ferrovia Transnordestina, com 2.278 km, que está em construção de Eliseu Martins (PI) a Suape, em Pernambuco.

Fonte: Jorge Wamburg, Agência Brasil.