Os veículos terão chassis Scania K310 articulado e K270 e serão montados na Marcopolo, em Caxias do Sul. O suporte técnico e as atividades de pós-vendas caberão à fábrica Marcopolo South Africa em Germiston. Serão produzidos 41 ônibus do modelo Viale Articulado – com 18,5 metros de comprimento e capacidade para transportar até 112 passageiros – e 102 unidades do Viale convencional – com 13 metros de comprimento e capacidade para até 81 ocupantes.
Todas as unidades terão motorização com baixa emissão de poluentes, seguindo as normas ambientais Euro IV. Os motores Scania utilizarão a tecnologia da recirculação do gás de exaustão (EGR), que reduz emissões durante a combustão, eliminando desse modo a necessidade de equipamento para tratamento posterior dos gases. Os ônibus também serão equipados com sistema GPS para auxiliar na operação e no controle de frota.
O investimento de Johanesburgo em um transporte público eficiente utilizará o conceito Bus Rapid Transit, em que veículos com elevada capacidade de passageiros trafegam em pistas exclusivas nas principais vias da cidade.
Segundo o diretor de operações comerciais para o mercado externo da Marcopolo, Paulo Andrade, a África do Sul é um dos países mais promissores para o segmento de transportes de passageiros. “Os investimentos no país serão grandes nos próximos anos, principalmente em razão da Copa do Mundo de Futebol, em 2010. Só em Johanesburgo mil novos ônibus deverão entrar em serviço, tendência que deve ser seguida por outras importantes cidades do país”, explica o executivo.