logo

none

Marcopolo e Tata aceleram produção de ônibus na Índia

A Tata Marcopolo Motors, joint venture entre Marcopolo e Tata Motors para a produção de ônibus, acaba de comemorar a produção do milésimo veículo em sua fábrica de Dharwad, na Índia, recentemente inaugurada.
Author image

cria

24 jul 2009

1 minutos de leitura

P_noticia_4136.gif

A unidade, na primeira fase de projeto, deverá atingir mil unidades/mês já no segundo semestre para atendimento do mercado indiano e países vizinhos.

Segundo o CEO da Tata Marcopolo Motors Ltda., o brasileiro Lusuir Grochot, as operações na Índia diminuiram muito o ritmo de produção no final de 2008 devido à crise mundial, mas desde o final de janeiro as atividades foram retomadas gradativamente.

“A fábrica de Lucknow, a primeira da joint venture, produz ônibus urbanos sofisticados, com piso baixo e motor traseiro movido a gás utilizados em grandes centros, como nova Delhi”, explicou o executivo.

Em Dharwad, está concentrada a fabricação de modelos de tamanho menor, como micro-ônibus. Atualmente, são montadas 400 unidades por mês do modelo Starbus e o objetivo é atingir mil unidades por mês ainda no segundo semestre de 2009. Desde junho a fábrica iniciou a produção de modelos urbanos Low Entry com motorização a gás e diesel. Esses veículos são similares aos montados na unidade de Lucknow e serão utilizados no transporte da cidade de Nova Delhi.

A unidade de Dharwad conta atualmente com 1.300 funcionários e deverá aumentar gradativamente o seu quadro para atingir a fabricação de 50 unidades por dia. Com a conclusão da segunda etapa – prevista para 2011 – será a maior do mundo com capacidade para 25 mil unidades/ano.

A foto na homepage é de Lusuir Grochot.