
A Marcopolo vai entregar 199 ônibus urbanos para Curitiba, como parte do programa de renovação da frota da rede integrada de transporte coletivo da cidade. O lote é composto por unidades dos modelos Torino, com motorização traseira e dianteira, Torino Express articulado e Viale BRT biarticulado.
Os veículos serão configurados para rodar em diferentes categorias de linhas, divididas em corredores expressos, integração linha direta, integração interbairros e integração alimentador. Juntos, os 199 ônibus têm capacidade para transportar 17 mil passageiros.
Rodrigo Pikussa, diretor do negócio ônibus da Marcopolo, diz que a longa parceria entre a empresa e Curitiba com suas operadoras está ainda mais fortalecida desde que a fabricante instalou uma filial própria no Paraná, em julho do ano passado.
“Alinhado com a nossa estratégia, ficamos mais próximos dos clientes para acompanhar a modernização e as inovações efetuadas no sistema de Curitiba e melhor atender as demandas de mobilidade. Com a abertura da filial, conseguimos aprimorar a venda de carrocerias e o atendimento, com rapidez nos serviços e na entrega de peças originais”, reforça.
A Marcopolo foi a primeira fabricante de carrocerias de ônibus a participar e fornecer modelos para o pioneiro sistema de transporte urbano no modelo BRT de Curitiba, na década de 1970. Atualmente, o sistema é composto por mais de 1,2 mil ônibus que transportam 1,23 milhão de passageiros por dia.