
A família, que já contava com os já tradicionais Paradiso 1200 e Viaggio 1050, ganha o Paradiso 1050 e o Viaggio 900, desenvolvidos para diferentes modelos de chassis das principais montadoras.
José Rubens de la Rosa, diretor-geral da Marcopolo, explica que houve um investimento da ordem de R$ 30 milhões em desenvolvimento. Os produtos foram desenvolvidos com foco no atendimento das necessidades de passageiros e motoristas, além de valorizar a redução de custos e o aumento de capacidade de transporte para os operadores. Ele afirma que haverá uma redução de 10% no custo de combustível, com menor gasto de pneus e freios e manutenção facilitada.
O Paradiso e o Viaggio ganharam um design moderno, reforçado pelos conjuntos ópticos
dianteiros e traseiros com tecnologia em LEDs. Internamente, remetem aos conceitos usados em aviões, com estilo hi-tech.
Testes práticos em túnel de vento, realizados no Centro Tecnológico Aeroespacial demonstraram que os veículos oferecem um dos menores coeficientes aerodinâmicos já alcançados por um ônibus (0,42) – próximo dos alcançados por veículos de passeio.
“O Viaggio 900 tem como aplicação o fretamento e o Paradiso 1050, o transporte rodoviário”, salienta de la Rosa.
Foto: Biazus/Planet Propaganda.