
A Marcopolo apresentou o primeiro ônibus rodoviário da América Latina com câmeras no lugar dos espelhos retrovisores. Batizado ERV (Espelho de Reflexão Virtual), o sistema está disponível para todos os modelos Paradiso New G7 e, de acordo com a encarroçadora, proporciona mais segurança, melhor dirigibilidade e menor nível de estresse para o motorista.
Composto por duas câmeras de vídeo de alta definição posicionadas estrategicamente, o sistema oferece máxima visibilidade sob qualquer condição – dia, noite, sob chuva, cerração ou neblina – garante a fabricante. Sem esquecer, claro, das manobras de estacionamento. As imagens são exibidas por duas telas posicionadas nas laterais da cabine, enquanto o controle do ERV é feito por meio de um comando no quadro de instrumentos, com opções para dia e noite e movimentação em ângulo de até 90 graus.
Câmeras de alta definição substituem os espelhos e proporcionam melhor visibilidade
“Realizamos estudos que mostraram a posição ideal das câmeras e que eliminam os tradicionais pontos cegos e de visibilidade reduzida ou não clara; assim, o motorista pode dirigir com mais segurança, tranquilidade e menor estresse, sobretudo em situações críticas ou difíceis, como debaixo de chuva e durante a noite”, afirma Jean Carlo Giacomel Casado, coordenador de engenharia da Marcopolo.
Com o novo sistema ERV, os suportes dos antigos retrovisores também foram alterados, o que resultou na redução do avanço do conjunto na dianteira do veículo, diminuindo suas dimensões totais, facilitando ainda mais as manobras. “Mantivemos a identidade visual dos modelos Marcopolo, elemento de destaque na linha New G7, conciliando ganhos de manobrabilidade e de aerodinâmica”, diz André Lucena Perondi, coordenador de design da empresa.