
A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) reelegeu Marcus Vinicius Aguiar como presidente. Desta forma, o executivo seguirá no comando da entidade no biênio 2025/26.
Com 56 anos, Marcus Vinicius Aguiar é diretor de relações institucionais e governamentais da Renault do Brasil. Ele foi reeleito em chapa composta com o vice-presidente Everton Lopes, da Mahle.
Executivo é vice-pesidente da Anfavea
Aguiar é engenheiro mecânico formado pela Universidade Mackenzie e com pós-graduação em Administração pela FAAP e de Gestão pela Fundação Dom Cabral. Atua há 31 anos no setor automotivo e, desde 2014, é vice-presidente da Anfavea.
Lopes tem especialização em engenharia automotiva pela Escola Politécnica da USP e mestre em Engenharia pela Unicamp. Atua há mais de 20 anos na indústria automotiva.
Para o próximo mandato, Aguiar e Lopes querem fortalecer a entidade em fóruns automotivos nacionais e internacionais.
“Nos últimos anos muito se discutiu sobre as mudanças climáticas, transição energética, descarbonização, neutralidade de carbono, novas tecnologias veiculares. O Brasil não pode ficar de fora desses debates técnicos”, diz Aguiar.
“Em especial porque é um país privilegiado por fontes renováveis de energia e, ao mesmo tempo, pelo domínio do conhecimento das avançadas tecnologias de propulsão veicular”, conclui o presidente reeleito da AEA.