O objetivo é chegar a um projeto que permita expandir os recursos do sistema de conectividade e multimídia dos painéis dos veículos, envolvendo MP3, áudio e vídeo, rádio, navegação, tecnologia bluetooth, internet, sistema de dados em rádio e canal de mensagem de trânsito.
A tecnologia deve ser desenvolvida sem ignorar a legislação de trânsito e a segurança do motorista a passageiros do automóvel. As empresas pretendem oferecer a possibilidade de o motorista ter total acesso e liberdade ao sistema do seu automóvel para excluir ou adicionar funções via download, de acordo com suas necessidades.
Para o gerente de produtos da Magneti Marelli, Ricardo Takahira, o sistema será inovador na indústria automotiva. Com a tecnologia adotada, quem define a inclusão de aplicativos é o próprio consumidor. “Atualmente, os sistemas disponíveis são fechados, permitindo apenas ao fabricante incorporar novas funções”, destaca.
A Intel fornecerá a plataforma compatível com os computadores, utilizando o processador Intel Atom. A Marelli cuidará da adaptação e aplicação deste sistema aos veículos. As empresas informam que ainda não há compromisso de lançamento com nenhuma montadora e que a solução ainda está sendo trabalhada para entrar no mercado.