
O universo do marketing automotivo foi tema do #AMME 2022, o Automotive & Mobility Marketing Experience, realizado por Automotive Business na segunda-feira, 28, no Golden Hall do hotel Sheraton WTC, em São Paulo. Interlocutores da indústria debateram sobre as estratégias das montadoras e empresas do segmento em contexto de avanço dos canais digitais, novos tipos de veículos e ascensão de tecnologias.
Leia também:
– Volvo e Stellantis aceleram eletrificação e apostam na relevância da indústria automotiva para o futuro
– Automotive Business lançará livro de arte em homenagem à indústria automotiva
As fabricantes também abordaram as estratégias de marketing para manter as vendas nessa época de grandes transformações provocadas pela pandemia e pela crise de componentes que ainda afetam a indústria.
“A pandemia antecipou a aplicação de uma série de tecnologias e amadureceu os canais digitais de vendas. Nosso papel hoje é dar sequência a esse trabalho no sentido de adaptá-lo para as necessidades atuais, como a falta de veículos na ponta, por exemplo”, disse Frederico Battaglia, diretor de marketing da Stellantis, em referência à escassez de semicondutores para eequipar veículos.

No caso da Volvo Cars, que tem a meta de vender apenas carros elétricos no mundo dentro de oito anos, o departamento de marketing trabalha para divulgar os atributos de marca, aspectos que a empresa acredita ser os benefícios da eletrificação veicular, no sentido de pavimentar o caminho para a construção de um mercado que é crescente no país.
“Os últimos dois anos foram de adaptação e foco em novas abordagens comerciais para a Volvo. Estamos trabalhando para mostrar que os veículos elétricos são alternativas interessantes do ponto de vista de desempenho e também do ponto de vista social, já que propicia um volume reduzido de emissões. A nossa proposta de marca é algo que está completamente alinhada com as demandas da sociedade nesse momento por mais segurança e redução do impacto ambiental”, contou Rafael Ugo, diretor de marketing da fabricante.
Durante o evento foi realizada uma pesquisa online a respeito de como as empresas do setor automotivo estão lidando com as novas tecnologias e demandas do mercado. Um dos temas apontados como tendência para os próximos anos, mas também com certo ceticismo da audiência, é o metaverso, conceito de imersão digital que permiite, ppor exemplo, repeensar completamente a jornada de compra de um carro.

“Hoje o showroom precisa estar conectado às experiências on-line, ambos os universos precisam estar integrados para que o cliente possa realizar toda a jornada de compra onde quiser. Nos Estados Unidos, por exemplo, a grande aposta das concessionárias está no uso do smartphone nesse contexto”, explicou Luciano Ávila, head Brasil Motors do Mercado Livre.
Para Giacomo Groff, diretor de estratégia da R/GA, essa integração entre o mundo físico e virtual ainda é o grande desafio para as empresas do setor automotivo no campo do marketing.
“O que falta para termos toda a experiência além da tecnologia é a questão da interoperabilidade. Esse é o limite. Quando olhamos para o mundo dos games, eles são miniversos, ambientes centralizados que oferece experiencias muito imersivas. Faltam os mundos virtuais conversarem entre si”.
O evento #AMME – Automotive & Mobility Marketing Experience foi realizado por:
