logo

automóveis e comerciais leves

Master é o primeiro furgão a atender Proconve L6

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

Redação AB

23 mar 2012

3 minutos de leitura

G_noticia_13493.jpg
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A Renault do Brasil registra que a linha 2012/2013 do furgão Master já está sendo produzida no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), de acordo com a norma Proconve L6.

Para atender as normas de emissões previstas na legislação L6, o motor 2.5 dCi 16V do veículo passou a contar com o sistema EGR (Recirculação dos Gases de Escape). A tecnologia inibe a formação excessiva de óxido de nitrogênio (NOx) que se forma no interior da câmara de combustão devido à alta temperatura e à presença de oxigênio. Uma válvula permite que 20% a 30% dos gases de escape inertes sejam reutilizados pelo motor, reduzindo a pressão e diminuindo a temperatura na câmara. O resultado é um motor menos poluente.

A versão Minibus L2H2 (teto alto, chassi médio) de 16 lugares está dando lugar à versão Minibus L3H2 (teto alto, chassi longo) — veículo ficou mais comprido, proporcionando mais espaço para os passageiros. Já o Minibus L3H2 (com banco fixo e banco reclinável) teve o preço de venda reduzido.

O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) foi instituído pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e vem evoluindo gradativamente desde a sua criação em 1996.

Desde 1º de janeiro de 2012, todos os fabricantes e importadores de veículos utilitários movidos a diesel têm que oferecer modelos conforme a norma P7 para caminhões e ônibus e L6 para utilitários leves.